Thursday, June 14, 2007

A - minha! - definicao de "saudade".


Eu tenho, talvez ate em vao, tentado explicar aos “non-Brazilians” que me rodeiam o que a palavra ‘saudade’ significa.

Confesso que nao tem sido facil, os gringos nao entendem que uma palavra, ate pequena, possa conter tanto significado e, ao mesmo tempo, tanto ‘nada’, um 'nada' tao devastador...

Saudade.
Eu sinto isso.
E doi, acredite.

Saudade.
Ele foi embora...
O perfume sumiu da blusa e daquele outro travesseiro.
O telefone nao tocou mais.
Aquela musica so machuca o meu coracao – e haveria tortura mais cruel do que a musical?

Saudade.
O olho nao brilha, nao tem mais nada p’ra ver!
O ouvido nao se encanta mais com a tal voz ou com o som da porta se abrindo
.
O corpo sente falta e pede mais. Em vao...
O coracao nao dispara – ou dispara de tanta dor!

E doi...

Saudade.
A musica ja nao toca mais...
A luz? Ja acenderam ha tempos!

O papel do presente ficou pelo chao.
As mocinhas ja recolheram os copos, os pratinhos, acabou o brigadeiro.
A festa ja nao acontece ali... E nem aqui dentro.

Saudade.
O Cristo ja sumiu dentre as nuvens.
A aeromoca trouxe um cobertor.
... Antes fosse um abraco.
O mar, ja tao escuro, tao profundo...
Eu so vejo o mar agora.
O meu Rio ficou p’ra tras...

E isso doi...

Saudade.
Nao poder observar a reacao a cada opinao, palavra, silencio compartilhado.
Nao poder deitar ao lado, conversar sem ter outra ligacao esperando p’ra ser atendida ou bateria quase no limite...
Nao conseguir, por mais que seja grande a vontade, expressar tudo que se tem guardado, nao poder olhar nos olhos!
Ah, eu preciso tanto te ver...

E como isso doi!

Dor que eu sinto quando quero que a lembranca vire realidade. De novo.
Dor que eu sinto quando penso que poderia ter sido melhor: falar mais, ouvir mais, amar mais, doar mais.
Dor que eu sinto quando lembro de um momento bom – e um sorrisinho timido aparece no canto da boca...

Sera que so eu entendo “saudade”?


Nota: sentir saudade eh ate bom – significa que valeu, foi bonito e importante o suficiente p’ra ser guardado na vaga mais importante do nosso corpo - mas melhor ainda eh nao ter que explica-la p’ra ninguem.


Deixar esse sentimento la no Aurelio, quem quiser entender que o procure na letra S... aqui dentro nao!

4 comments:

Anonymous said...

"Saudade.
Ele foi embora...
O perfume sumiu da blusa e daquele outro travesseiro.
O telefone nao tocou mais."

Muito legal... espero que seja seu.

Anonymous said...

Eh meu, ora bolas! Mas eh claro!!! Que duvida eh essa, El Draco?! ;-)

Bjs,
Pat

Anonymous said...

Então congrats... porque está muito gráfico... e congrats por ter passado por isso também... apesar de doloroso, nada te faz sentir mais vivo.

Anonymous said...

e quem seria voce?
agora fiquei curiosa!!! :-)))
obrigada!
bjs,
Pat