Monday, December 13, 2004

sonhando acordada

Ontem, domingo, dia 12 de dezembro, fiz uma coisa que não havia feito ainda: participei de um evento beneficiente para 1.000 crianças de algumas instituições carentes, organizado por uma ONG chamada Sonhar Acordado.

Foi lindo.

Fizemos uma grande festa de Natal para as crianças, que chegavam à EARJ, com a carinha mais feliz do mundo por ganharem aquele dia especial com a presença de Papai Noel e tudo mais que tinham direito.

Apesar de saber dos problemas sociais que afligem o nosso país e até conhecer alguns casos de perto, eu não tinha tanta noção de como as crianças são afetadas, como essa miséria gera uma carência tão simples de ser sanada... é uma carência de ser uma criança de verdade, de brincar, de receber carinho e atenção.

Chorei, lógico que chorei. Vi que faço muito pouco, quase nada.

Ok, posso pensar que não sou responsável por nenhuma dessas crianças e, pensando friamente, esse "problema" não é meu. A questão é que, quando vi as crianças entrando no ginásio da escola, com os olhos brilhando de felicidade, não deu p'ra não pensar: "Cara, eles só querem ser crianças felizes, querem aproveitar a infância. Eu quero ajudá-los!"

Poxa, tive uma infância muito feliz, cheia de boas lembranças, família enooorme reunida, brincadeiras, viagens maravilhosas... Por que não posso tentar virar uma boa lembrança na mente dessas crianças? Acho que é isso que importa. Quero fazer a minha parte.

Meus amigos e amigas que foram comigo também ficaram impressionados, emocionados e, principalmente, brincaram com as crianças como se fossem da idade deles. Foi LINDO vê-los dançando, pulando, rolando no chão, querendo agradar as crianças, cuidando deles como se fossem primos, irmãos.

Bom, cheguei em casa morta de cansaço, corpo todo dolorido de carregar a Joyce* no colo e de agachar 1.563.389 vezes p'ra pegar suco/ água p'ra eles, mas certa de que fiz um lindo trabalho, certa de que virei uma boa lembrança na mente das crianças.


* Joyce é uma menina linda, forte e alegre que eu conheci ontem. Tem umas bochechas mais fofas que dá vontade de morder. 6 anos. Fica com Deus, querida.



3 comments:

Fernando - UM SONHADOR!! said...
This comment has been removed by the author.
Fernando - UM SONHADOR!! said...
This comment has been removed by the author.
Fernando - UM SONHADOR!! said...
This comment has been removed by the author.