Tuesday, January 02, 2007

Saber ou não saber: eis a questão.

Saber.

Saber de tudo.

Identificar com facilidade dos mestres do Jazz à poesia encantada de Pessoa; entender um carioca e um romano como se ambos fossem oriundos Estados vizinhos de um só país.

Saber e continuar querendo saber.

Conhecer olhares, reações, fórmulas fantásticas, ervas medicinais.
Valorizar pequenos gestos, achar que aquilo é conseqüência daquilo outro, ou melhor, ter certeza, afinal, você sabe de tudo.

Históra, Artes, Matemática.
Designers renomados, chefs 'ulalá!', viajar o mundo.
Culturalmente voce pode ser di-vi-no.

Enfim, saber porque o ceu é azul e o sol é quente; saber 'brincar' na NYSE e ainda ganhar um dinheirinho com isso, saber como chegar mais rápido em São Conrado - Niemeyer ou túnel afinal?
É muito bom saber o que fazer para agradar o seu chefe ou o seu pai.
Ou, até mesmo, a tal da sogra...
Saber.
Saber tudo, o máximo possível.
Sempre.

Excelente.

Ok, devo admitir que parei para pensar sobre esse 'saber generalizado' e quero levantar uma questão para 2007: o 'não-saber', o 'deixa rolar', o 'veremos', o 'ih, vou ter que ver...'.

Qual é a graça de saber tudo sempre, viver sem esperar o novo, o desconhecido?!

Ah, francamente...

Saber que morar naquela ilha é dificil p'ra chuchu, mas que de 6 em 6 meses - máx! - eu volto e tudo vai estar igualzinho.

Saber que o amor da minha vida - segundo o pensamento popular, logicamente. - é p'ra sempre e que ele deve, TEM QUE, aparecer antes de eu completar os balzacos anos (leia-se 30 - calafriiiiios! brrrr...).

Saber que eu, do alto dos meus 20 e poucos anos, devo estudar mais e mais, absorver o máximo agora porque depois as coisas 'ficarão' mais difíceis.

Que sem graca essa coisa de saber de tudo!

E se eu não quiser saber de nada, me fizer de 'bobinha', e sair por aí vivendo e ponto?!
E se eu quiser simplesmente fechar os olhos que - pensam que - veêm o futuro e viver o dia de hoje, sem ter a certeza de que amanhã vou acordar aqui?
E se eu esquecer que 'preciso' achar o amor-da-minha-vida logo, correndo, ASAP!, e deixar o destino me apresentar o tal sujeito no meio de um boteco, reunião ou fila p'ro check-in?

E daí?!?

Amo ler, sou viciada em livrinhos, livrões, coletâneas de bolso, revista de fofoca, jornal, caderno A, cadernos B e C, whatever!
No desespero, leio de bula de remédio a embalagem de shampoo.
Eternas buscas: saber p'ra que serve, o que foi, o que é, o que será.

.. tem hora que isso cansa, sabia?

Há momentos que o botão do 'not knowing' funciona bem melhor, traz uma reação que, querendo ou não, eu a-d-o-r-o!

E esse adorar pode ser descobrir como o Império Romano foi p'ras cucuias, pode ser o inesperado encontro com um amigo que mora longe, no meio de uma livraria no Leblon ou naquela confusão do BG, pode ser o tal do amor-da-minha-blá-blá-blá que resolveu dar as caras assim, plin!, de repente...

Pode ser tanta coisa, Meu Deus!

E pode ser tão mais divertido quando a gente não espera, não fica especulando...

Enfim, concordando comigo ou não, você há de concluir que hoje é o seu tempo, aqui e agora.
Saindo da frente desse computador a sua vida vai mudar, ou melhor, você já pode ter lido um e-mail revelador ou um recadinho que deu frio na barriga - adoro!!!

É a vida girando... e você ainda vai parar p'ra pensar no que pode vir por aí daqui ha meia hora?!

Deixa rolar, oras!

E 2007 vai SUPERAR o irmão 2006. Garanto! ;-)

Sorte!

No comments: