Tuesday, May 31, 2005

paz.

um amigo muito querido me disse uma frase pequenininha, que me fez pensar muito.
é um trecho daquela música, Luz dos Olhos, do Nando Reis - cantor que eu, inclusive, adoro.

"faço as pazes lembrando..."

eu faço as pazes, em geral, lembrando sim: lembrando dos motivos que levaram à briga, lembrando dos momentos maravilhosos já vividos e, consequentemente, das razões para fazer as pazes, lembrando que nada é melhor do que estar em paz com tudo e todos.

essa frase é curtinha, mas muito danada! tem esse lado incrível, da reconciliação, da volta, do perdão e tem também um lado mais traçoeiro...

"fazer as pazes lembrando" é perigoso quando as lembranças e somente elas são boas.
acredito que se o futuro, período pós-pazes, for ruim, amargo, rancoroso ou trouxer de volta os mesmos problemas, as mesmas quebras de ilusões e breves alegrias, de nada adiantarão memórias lindas e confortáveis.

o lado romântico da frase é lindo e até funciona, mas penso que precisamos acreditar, de olhos fechados e corações abertos, no melhor que o amor - em todos os seus sentidos - pode nos proporcionar e, como sempre, antes de qualquer coisa, estar em harmonia com nossos sentimentos e escolhas.

fazer dessas pazes momentos de grande aprendizado para que em outras brigas bobas - afinal toda briga é boba! (depois escrevo disso...) - os mesmos erros não se repitam é o mais importante.

porque, convenhamos, não há nada melhor do que fazer as pazes acreditando.

No comments: